A economia sustentável é possível?

Foto/Imagem: Foto : Group Publishing

A economia sustentável é possível?

Também conhecida como sustentabilidade econômica, a economia sustentável é um conceito que resume muito bem o que nós acreditamos: o uso responsável de recursos. Leva-se em consideração não apenas o lucro, mas também os danos que uma empresa pode causar ao meio ambiente.

Ela tem se tornado bem popular entre muitas empresas que já entenderam os benefícios e adotam práticas que respeitam a natureza em diversas ações. É importante frisar que a economia sustentável não é restrita apenas ao setor financeiro, pois todos os setores precisam adotar práticas que visem o bem-estar coletivo.

Mais do que uma nova visão da economia, estamos falando sobre a difusão de uma cultura que é muito benéfica para o mundo todo.

Como o futuro será impactado pela economia sustentável?

Por mais impactante e forte que possa ser um discurso, é na prática que podemos perceber a atuação dele. Na economia sustentável não é diferente, pois é por meio das atitudes que notamos um novo caminho para muitas empresas e para a sociedade.

Esse novo modo de pensar e agir entende que os recursos naturais não são ilimitados, e precisamos produzir e consumir sabendo – e respeitando – isso.

Isso pode ser visto em diversos pontos:

Uso consciente dos recursos naturais

Evitar o desperdício de água pode parecer algo óbvio, mas nem sempre foi assim. Esse é um simples caso que mostra como mesmo os hábitos mais fortes podem ser transformados em prol de algo maior. Não quer dizer que devemos evitar consumir água ou ficarmos com sede, mas sim que é necessário utilizá-la com racionalidade para que ela não falte agora ou em breve.

Essa é uma área em que a Engepoli atua de maneira inteligente em parceria com o cliente, desenvolvendo espaços e soluções que privilegiem a iluminação solar e a ventilação natural.

Prática de compensação ambiental

Muitas empresas ainda acreditam que plantar algumas árvores é suficiente para reparar o dano causado por ela. Apesar disso ser um gesto importante, não é suficiente para cuidar do planeta.

A compensação ambiental é mais comum entre as companhias de embalagens, que praticam uma reciclagem correspondente ao que produzem. Isso ajuda a reduzir o impacto e a quantidade de lixo que não será reciclado no futuro.

Consumo de energias alternativas

A ascensão dos carros elétricos mostra que o caminho para uma economia sustentável passa pela energia. Seja ela solar, eólica ou geotérmica, se faz cada vez mais necessário encontrar novas fontes além das que já nos acostumamos a usar.

Empresas que adotam o consumo de energias alternativas ainda experimentam um ótimo custo-benefício, pois elas se pagam com o tempo e até geram uma ótima economia financeira também.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.