A economia sustentável é possível?

Foto/Imagem: Foto : Group Publishing

A economia sustentável é possível?

Em um mundo que evolui em direção à inovação e à sustentabilidade, a mobilidade elétrica se tornou uma solução que não apenas redefine a maneira como nos locomovemos, mas que também desempenha um papel crucial na redução das emissões de carbono e na construção de comunidades mais sustentáveis.

Mobilidade elétrica, o que é isso?

A mobilidade elétrica é um termo que se refere ao uso de veículos que utilizam eletricidade para alimentar todo ou parte do seu motor, oferecendo uma alternativa mais sustentável aos combustíveis fósseis, como a gasolina ou o diesel. Existem dois tipos principais de mobilidade elétrica: elétrica pura e híbrida.

Atualmente, este tipo de mobilidade oferece soluções para uma ampla variedade de viagens: desde viagens de curta distância com pequenas cargas (para bicicletas e motocicletas elétricas) até viagens longas com cargas pesadas (com veículos de transporte público e caminhões elétricos). Em suma, a mobilidade elétrica se tornou a promessa de mobilidade do futuro.

Como funciona um veículo elétrico (VE)?

Um veículo elétrico opera de forma diferente de um veículo de combustão interna, visto que utiliza eletricidade em vez de combustíveis fósseis para gerar movimento. Em sua essência, funciona com uma bateria recarregável que armazena energia na forma química.

Quando o veículo é conectado a uma fonte ou ponto de carregamento, a bateria armazena essa energia.

Em seguida, um inversor converte a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA) e a envia para um motor elétrico. Esta peça fundamental do veículo gera movimento ao converter energia elétrica em energia mecânica, acionando as rodas do carro.

Assim, quando o motorista pressiona o pedal do acelerador, uma quantidade de energia elétrica chega ao motor; ao mesmo tempo, quando o usuário tira o pé do acelerador ou pisa no freio, o motor elétrico pode atuar como um gerador e converter parte da energia cinética do veículo em eletricidade, uma energia regenerada que é enviada de volta à bateria para aumentar a eficiência e a autonomia do veículo.

Esta eletrificação da mobilidade, que permite a independência de combustíveis poluentes, oferece várias vantagens em comparação com os veículos convencionais.

Vantagens dos veículos elétricos

Há cada vez mais modelos de carros elétricos, mais fabricantes e modelos mais econômicos. Esse aumento de veículos elétricos se deve às amplas vantagens que eles oferecem, como a economia de combustível e a eliminação das emissões de CO2. Além disso, esses carros reduzem os custos por não dependerem de combustíveis fósseis limitados e por diminuir a manutenção necessária para o seu funcionamento. Eles são silenciosos e confortáveis, e cada vez mais cresce o número de incentivos econômicos e fiscais para sua compra em comparação com os carros de combustão interna.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.