Transportes sustentável: O que é?

Foto/Imagem: Foto : Group Publishing

Transportes sustentável: O que é?

O crescimento desenfreado das cidades, o aumento da população e o avanço tecnológico deixam questões como a sustentabilidade cada vez em maior destaque. Ser sustentável é ter como objetivo a preservação do planeta e dos seus recursos naturais, sem deixar de lado as necessidades humanas atuais.

O que é transporte sustentável?

Transporte sustentável é o termo empregado para definir um apanhado de táticas utilizadas para que a sociedade consiga se deslocar fazendo uso dos meios de transporte sem causar grandes danos ao meio ambiente.

Qual a importância do transporte sustentável para o meio ambiente?

Redução de poluentes

O impacto ambiental gerado também cresceu consideravelmente. Afinal, quanto mais veículos em circulação, maior a queima de combustíveis e, como resultado, mais gás carbônico (CO₂) na atmosfera.

O gás carbônico é o principal responsável pelo aquecimento global, isso porque, no processo de combustão (transformação do combustível em energia), são emitidas grandes quantidades desse gás na natureza.

Economia para usuários e empresas

Uma das grandes vantagens do transporte sustentável é a economia gerada tanto para usuários quanto para empresas.

Investir em um modal de transporte alternativo pode ser muito vantajoso a longo prazo. Isso porque, ao comprar, por exemplo, uma bicicleta de qualidade para executar trajetos mais curtos, o custo tende a ser menor se comparado ao gasto diário de combustível para percorrer o mesmo trajeto de carro.

O uso da bicicleta também pode se tornar uma forma de lazer, um passatempo, além de ser extremamente benéfico para a saúde. Ajudar o meio ambiente e cuidar da saúde física ao mesmo tempo é superinteressante!

Além disso, pensando na coletividade, o transporte sustentável também indica o uso de veículos elétricos como meio de transporte de carga. Isso porque eles não emitem poluentes e não há consumo de combustível, representando maior economia para as empresas.

Queda nos acidentes de trânsito

Não há dúvidas de que, nos últimos anos, o trânsito nas grandes cidades tem aumentado de forma frenética.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o índice de mortes no trânsito na cidade de São Paulo é de 6,5 a cada 100 mil habitantes.

Sabendo disso, fica fácil entender como o número de carros em tráfego é o principal responsável pelo trânsito nas cidades e, consequentemente, pelo alto número de acidentes.

Utilizar modais de transporte sustentável reduz o trânsito e também o índice de mortalidade, já que o número de carros nas ruas está diretamente ligado à quantidade de acidentes

Diminuição de ruídos

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os estados com mais veículos em circulação são, nesta ordem: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná e somam, em média, 35 milhões de automóveis.

Esse número é extremamente significativo quando paramos para analisar que os carros são os grandes responsáveis pela poluição auditiva nas cidades. Milhares de carros em circulação ao mesmo tempo, acelerando, buzinando e produzindo outros sons afetam a qualidade de vida de quem mora em grandes centros urbanos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre os riscos provocados pelo ruído urbano, considerando o nível de 50 decibéis como o fim do conforto e o de 55 decibéis como o início do estresse.

Ainda diz que o ideal é não se expor a mais de 85 decibéis por longos períodos de tempo, pois pode causar perda auditiva.

As buzinas têm, em média, 100 decibéis, ou seja, a exposição a tais ruídos podem causar diversos danos a longo prazo.

Com a utilização de meios de transporte sustentáveis, as cidades ficam mais silenciosas proporcionando uma vida mais saudável para todos seus habitantes.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.